sábado, 13 de agosto de 2022

ANSIEDADE E ESTRESSE

 #Momento Projeto de Vida [1°anos]

 Olá, Caros alunos!!! 

Vamos dar continuidade aos  nossos estudos...

😊VAMOS LÁ!

1° Ação: Leiam o texto abaixo e responda as questões propostas:


ANSIEDADE E ESTRESSE

 

       Sensação tão comum quanto a alegria, a felicidade e a tristeza, a ansiedade é parte do conjunto de emoções manifestadas pelo ser humano e se caracteriza por reações psíquicas e físicas diante de um conhecimento e ou circunstância. Pode ocorrer tanto em momentos felizes e alegres quanto em momentos de angústia, pânico ou medo. Pensar no futuro e em seu Projeto de Vida pode gerar ansiedade. O importante é equilibrar essa sensação para que ela não seja excessiva e não traga prejuízos.

   Esse estado emocional pode se manifestar em momentos que exigem uma atitude rápida, como diante de um acidente, em que é necessário ajudar ou pedir socorro imediato. Em situações como essa, reações bioquímicas agem no sistema nervoso, que induz a ações como correr, gritar. A espera pelo resultado de uma prova ou pela ligação ou mensagem de uma pessoa especial também pode gerar ansiedade, assim como expectativa dias antes de uma competição esportiva ou de apresentação.

    Quem vivencia esse estado emocional tem sensações corporais desagradáveis. No aspecto fisiológico, a ansiedade manifesta-se por taquicardia, suor excessivo, dores, tremores, calafrios. No aspecto Cognitivo (mental), os sintomas são insegurança, nervosismo e confusão de pensamento. No aspecto Comportamental, pode-se observar agitação, impaciência, intolerância, riso ou choro descontrolados e fala acelerada. Sentir muitos dos sintomas da Ansiedade de forma contínua ou intensa pode resultar em danos para a autoestima, ou seja, a pessoa ansiosa pode se sentir incapaz de certas atividades e é necessário procurar ajuda especializada.


     Apesar de muitas vezes a palavra ANSIEDADE e ESTRESSE serem utilizados como sinônimos e terem características semelhantes, são estados emocionais diferentes. A primeira pessoa a definir o estresse foi o médico hungáro-canadense Hans Selye( 1907-1982), que conceituou como qualquer adaptação requerida a uma pessoa a toda e qualquer mudança em sua rotina.

    Segundo esta definição, o estresse é um agente neutro capaz de tornar positivo ou negativo de acordo com a percepção e a interpretação de cada um.  Trata-se, portanto, de uma reação adaptativa do organismo, que pode apresentar aspectos fisiológicos, mentais e comportamentais, e se torna prejudicial quando ocorre frequentemente, sem que se tenha controle dela, ou seja, quando a pessoa se sente constantemente estimulada. Isso acontece com adolescentes e jovens que se dedicam exclusivamente aos estudos por muitas horas diárias e, assim, abrem mão de sua qualidade de vida.

O QUE PODE ORIGINAR O ESTRESSE

   Quando o estresse alcança níveis exagerados, o cérebro aumenta a produção de adrenalina, hormônio que prepara as pessoas para lutar ou fugir daquilo que as ameaça. Essa reação interfere na produção de acetilcolina, substância que interliga as sinapses (conexões entre neurônios), e é uma herança dos tempos primitivos. Quando os ancestrais de uma família estavam em situações de perigo (estresse), a acetilcolina os levava a reagir institivamente a ameaças reais a sua sobrevivência e, assim, corriam, fugiam ou lutavam.

   Quando alguém se sente ameaçado, o sistema adaptativo de luta ou fuga é ativado. Nessas situações, o coração dispara (para que a pessoa possa correr dos inimigos), as pupilas dilatam (para que ela enxergue melhor) e ocorre a vasoconstrição periférica, ou seja, a pele fica com menos fluxo de sangue (para reduzir um eventual dano à sobrevivência, em casos de ataques de animais ferozes e ferimentos). Por isso, a pessoa fica pálida diante de uma situação de estresse ou quando toma um susto; é uma forma de proteção.

   Para a mente, uma ameaça imaginária tem o mesmo poder de um perigo real. Esse mecanismo chama-se resposta “adaptativa”. O estresse é gerado pela percepção de perigo, que nem sempre é real. A maioria dos medos humanos é muito mais danosa na imaginação do que na realidade.

   Não é possível viver totalmente isento de estresse, pois ele faz parte DA VIDA. O estresse se torna prejudicial quando ocorre frequentemente, sem que se tenha controle sobre ele. Acontece, ainda, em situações nas quais se menosprezam as próprias capacidades ou em que se adota uma postura de pessimismo e insegurança. Se você estiver sentindo dores de cabeça ou estômago com frequência, pode ser um sinal de que precisa reavaliar seu nível de estresse e procurar ajuda psicológica.


 Vamos agir!📓💬🖉

1) O que é Ansiedade? Quando pode ocorrer?

2) Você já experimentou momentos de ansiedade e ou estresse?

3) Como a ansiedade se manifesta no aspecto Fisiológico, Cognitivo e Comportamental?

4) De acordo com o médico Hans Selye (1907-1982) o estresse pode ser definido como:

5) Como o corpo reage quando se sente ameaçado.

6) O que gera o estresse?

7) Quando devemos nos preocupar com o estresse.

 

🌍💻😕O ESTRESSE NO MUNDO MODERNO

[...] o estresse do mundo moderno é muito diferente do que existia no passado. Resulta do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. A promissória a vencer no banco e o compromisso com hora marcada prejudicado pelo congestionamento etc.

 Vamos agir!💬👴Converse com as pessoas mais velhas, da sua família, e pergunte quais situações geravam estresse no passado.


REFERÊNCIA:FRAIMAN, Leo. Pensar, Sentir e Agir. Projeto de Vida, Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário