#Momento Projeto de Vida
O que se pretende por Projeto de Vida?
Há muitas compreensões a respeito do que é Projeto de Vida, mas algo é intrínseco a todas elas: o fato de as pessoas quererem respostas sobre quem são e que caminhos devem seguir, os que as leva a tomar decisões e fazer escolhas. Para o filósofo espanhol José Ortega Gasset (1883-1955), existir implica fazer escolhas: "Essa vida que nos é dada, nos é dada vazia e o homem tem que ir enchendo-a. As nossas ocupações são isso". Projetos de Vida são mais do que apenas conhecer a si mesmo. É preciso conhecer também as estruturas sociais e o próprio processo de desenvolvimento humano. É preciso provocar-se e testar-se em relação as emoções e aos sentimentos na convivência com os outros, explorando os próprios limites, identificando os valores, selecionando estratégias para lidar com os sonhos, objetivos, frustações, oportunidades e mudanças de planos. Só quem se conhece pode identificar não apenas os seus interesses, como também os meios que possui e aqueles que precisarão ser desenvolvidos para se lançar em busca do que deseja. Somos seres em pleno desenvolvimento e devemos assumir responsabilidades, atitudes e hábitos que impactarão positivamente nossa vida e a vida daquelas a nossa volta.
MÓDULO 1: Eu
Talvez, um dos maiores desafios da existência do ser humano seja conhecer a si mesmo. Encontrar o caminho que leva para dentro de si exige que o caminhante coloque os dois pés firmes nas estrada, o conhecido "manter os pés no chão", e não queira fugir da realidade.
📑 CAPITULO 1: IDENTIDADE: Neste capítulo, vamos investigar a construção da identidade e de modo este processo se configura, na adolescência, em estreita relação com a cultura.
😊VAMOS LÁ!
📺 Assista ao vídeo: POEMA: Não Sei Quantas Almas Tenho - Fernando Pessoa
Vídeo poema
📖Ou leia o Poema poema: não sei quantas almas tenho
✍📘 Responda em seu caderno:
1- Qual é a ideia expressa no poema?
2- Escreva um texto relatando quem é você hoje. Oriente-se pelas perguntas a seguir:
- Quem sou eu?
- Do que gosto e do que não gosto?
- Quais são meus pontos fortes e em que preciso melhorar?
- Quais são meus sonhos e o que farei para realiza-los?
😊VAMOS LÁ!
Nesta aula vamos trabalhar um pouco sobre Autonomia. Autoestima e Protagonismo.
Olhar para si mesmo é o ponto de partida de nossa jornada neste projeto. Porém, não podemos perder de vista que vivemos em um contexto social que envolve os espaços coletivos em que estamos inseridos, como a escola, família e sociedade. Desenvolver nossas potencialidades e dificuldades, além de melhorar nossa vida, traz benefícios para a sociedade, afinal, nós também construímos e modificamos a realidade em que vivemos. Para isso, vamos analisar melhor os conceitos de autoestima, autonomia e protagonismo.
Autoestima: é uma avaliação subjetiva que fazemos sobre nós mesmos. A construção e o fortalecimento da autoestima são importantes para que uma pessoa: confie em si mesma, esteja satisfeita com sua identidade, tenha atitudes positivas em relação à vida e persista na busca pela concretização de seus sonhos e objetivos.
Autonomia: é a capacidade de ação por si só. É uma atitude que está engajada com o pensamento crítico, a responsabilidade e a liberdade para que uma pessoa faça escolhas com base em sua consciência e critérios éticos.
Protagonismo: originária do grego protagonistés. Proto significa"principal" e agonistes "lutador". Portanto, é a atitude de uma pessoa se colocar no centro de sua vida, atuando ativamente no seu processo de desenvolvimento pessoal e de transformação de sua realidade e da sociedade. Trata-se da autorresponsabilidade perante suas escolhas, metas, objetivos e meios para alcança-los.
✎PARA PENSAR, SENTIR E AGIR
Em que momentos da sua vida você se sente com mais autonomia e autoestima e, consequentemente, exerce maior protagonismo? Vamos pensar sobre estes três conceitos? Para refletir sobre isto construa e pinte a Roda da Vida. Faça a atividade da forma mais sincera possível. Você não precisa mostra-la a ninguém, esse será seu momento de reflexão.
Os temas são:
Qualidade de Vida: Lazer, Plenitude e felicidade, Espiritualidade
Pessoal: Saúde e disposição, Realização e propósito, Equilíbrio emocional
Escolar: Desenvolvimento intelectual, Rendimento acadêmico, Contribuição social
Relacionamentos: Família, Desenvolvimento amoroso. Vida social
-Sua Roda da Vida deve ficar assim:
Preencha todos os campos marcando as notas para cada área da Roda da Vida.
Exemplo: Neste momento, que nota você dá para a sua Saúde? Se é 5 você deve pintar este campo até o 5, e assim por diante até terminar.
REFERÊNCIAS: MEDINA, Gabriel; Wasserman, Maria Clara. Jovem protagonista Projeto de Vida. São Paulo, 1° edição, 2020
FRAIMAN, Leonardo de Perwin e. Pensar, sentir e agir. Projeto de Vida. Ensino Médio. FTD, 1°edição São Paulo, 2020.
😊VAMOS LÁ!
Nesta aula Vamos montar a nossa Linha Do Tempo, para isso separei uma postagem que irá ajuda-los a melhor entender como faze-lo.
1° Ação: Leiam as informações contidas na página a seguir:
Clique Aqui ⇒Como Fazer uma Linha do Tempo
2° Ação: Assistam o vídeo de como montaremos nossa linha do tempo
Clique Aqui ⇒Linha do tempo
Materiais Necessários: rolo de papel (higiênico ou toalha) ou ainda um pedaço de cano, cola, tesoura, lápis de cor ou pincéis, fotografias ou imagens xerocadas.
Ótimo trabalho prof!!❤❤
ResponderExcluirObrigada, espero que desfrute do conhecimento!!!
Excluir